top of page

Quais hortaliças são melhores para hortas domesticas?

Sempre que vamos montar uma horta vem aquela duvida, quais são as hortaliças que devemos usar em lugares que não tem muita incidência de sol e quais que usamos em ambientes com sol o tempo todo. Sem esquecer claro que temos que pensar no que cada pessoa gosta mais de comer e usar no preparo dos seus pratos favoritos. 

Por isso resolvemos ajudar vocês a montar sua horta domestica com nossas dicas de tipos de hortaliças mais fáceis de cuidar e aonde elas podem ser plantadas.

Manjericão - Ocimum basilicum 

Deve-se cultivá-lo sob sol pleno, em solo fértil, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Pode ser plantado em vasos,

ou diretamente em canteiros adubados.

O manjericão é uma planta herbácea, aromática e medicinal, conhecida

desde a antiguidade pelos indianos, gregos, egípcios e romanos.

Hortelã  -Mentha   

A hortelã é uma erva mundialmente conhecida e largamente utilizada na indústria farmacêutica, cosmética e de alimentos, seja como planta medicinal ou como aromatizante. 

É indispensável na Culinária Árabe, temperando diversos pratos, como esfihas, quibe e tabule. A aplicação da hortelã na culinária contemporânea também aumenta a cada dia em combinações inusitadas e saborosas, como sorvetes, sucos, drinques e doces. 

As regas devem ser regulares, deixando o solo permanentemente úmido, porém sem encharcamento, cultivada  a meia sombra.

Coentro - Coriandrum sativum

Além do sabor peculiar, esta erva possui propriedades medicinais comprovadas.

As folhas frescas da planta são utilizadas para temperar e adornar pratos de peixe, aves, feijão, legumes, sopas, arroz, massas, molhos e saladas.

Deve ser cultivado sob sol pleno ou meia sombra, em solo fértil, leve, drenável,           enriquecido com matéria orgânica e irrigado periodicamente.

Cebolinha - Allium fistulosum

A cebolinha é largamente utilizada na cozinha oriental, agregando sabor em legumes fritos, saladas e sopas especiais.  É também um excelente repelente e antibiótico, servindo em preparações orgânicas para prevenir pragas e doenças de plantas.

Deve ser cultivada sob sol pleno em solo fértil, bem preparado, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente.

Tomilho - Thymus vulgaris 

Os antigos gregos e romanos acreditavam que a planta os encorajava e motivava, e ramos de tomilho eram utilizados nos banhos e vestimentas dos guerreiros antes das batalhas. Há um grande número de variedades de tomilho, com aromas diferenciados, variegações e portes diferentes. Alguns são mais apropriados para usos culinários, enquanto outros são mais específicos para usos industriais ou ornamentais.

Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo bem drenável, neutro, enriquecido com matéria orgânica e irrigado a intervalos regulares. 

Pimenta - Capsicum spp

O gênero Capsicum inclui plantas de frutos picantes, conhecidos como pimentas, assim como plantas de frutos “doces”, os pimentões.

Apesar de consideradas perenes, as variedades atuais de pimenteiras são selecionadas para frutificarem intensamente em um curto período de tempo.

Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, profundo, leve, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente.

Orégano - Origanum vulgare

Indispensável na horta doméstica, o orégano combina perfeitamente com tomate, alho, manjericão, azeite e queijos. Pode ser usado fresco, mas o aroma pungente de suas folhas se intensifica com a secagem.

Deve ser cultivado sob sol pleno em solo fértil, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado a intervalos regulares. 

Salsinha - Petroselinum Crispum

A salsa não pode faltar na horta doméstica pois além de ser de fácil cultivo pode-se dizer que é um dos temperos mais utilizados na culinária mundial. Ela acrescenta muito sabor e refrescância a uma infinidade de preparações como sopas, cozidos, guizados, molhos, assados e fica maravilhosa em pestos e sucos de tomate. 

Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia sombra em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. 

Alecrim - Rosmarinus Officinalis

O alecrim é indispensável nos jardins mediterrâneos. É uma planta extremamente útil, pois têm vocação medicinal, religiosa e culinária. Pode ser acrescentado fresco ou seco à pratos de frango, porco, cordeiro, cabrito, vitela e caça, além de aromatizar óleos, sopas, sucos.Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia sombra em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. 

 Erva Cidreira - Melissa Officinalis

A erva-doce é uma espécie indispensável na horta doméstica. Com suas tenras folhas fazemos um saboroso chá quente, que conforta e acalma o coração aflito e ajuda nas noites insones, além de ter propriedades digestivas. Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia sombra, em solo fértil, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente.

Se ainda você ficar com dúvidas e preferir fazer um projeto de paisagismo e/ou de horta vertical, não deixe de entrar em contato conosco.

Fonte de pesquisa: www.jardineiro.net

Fonte de fotos: Google.com 

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page