top of page

O que é paisagismo?

Muitas pessoas confundem Jardinagem com Paisagismo, elas são duas coisas bem diferentes, mas que caminham juntas. Vamos mostrar algumas definições aqui para ajudar esclarecer o que realmente é paisagismo.

O que não é paisagismo?

Uma das maiores confusões com relação ao termo é entender Jardinagem como sendo Paisagismo. Essa confusão se dá por diversos motivos, sendo o maior deles o fato de nós estarmos acostumados desde pequenos a ver estabelecimentos que trabalham com venda plantas e produtos para jardinagem colocando  paisagismo no nome ou no slogan.

Jardinagem diz respeito somente a uma parte do trabalho com a vegetação, que pode sim ser um dos elementos mais atrativos e importantes de alguns tipos de projetos paisagísticos.

Então se quando estamos desenhando um layout nos preocupando apenas em colocar canteiros com plantas como palmeiras, pingo de ouro e buchinhos, não necessariamente estamos fazendo paisagismo. Porque caso a definição dessas especies não tenha sido pensada como um espaço arquitetônico, sendo justificado o ponto de vista funcional, técnico e de uso, temos grandes chances de estarmos fazendo algo que pode ser chamado de jardinagem.

Definição de Paisagismo:

Paisagismo vai muito alem das simples definição de jardins e posição das especies vegetais. Também é necessário ter consciência dos problemas que o projeto tem que resolver e quais as soluções espaciais são as mais adequadas. Detalhe que nem sempre vai incluir vegetação.

Projeto Paisagístico em espaços públicos : Ruas

O projeto de paisagismo pode ter grande influencia na qualidade espacial de ruas,um dos espaços públicos mais importantes de nossas cidades. Isso pode ser visto facilmente na Lombard Street em São Francisco - Califórnia, onde o paisagismo não só ajuda a reduzir a velocidade dos carros como cria também um ícone turístico conhecido mundialmente.  

Lombard Street - Califórnia - EUA

Projeto Paisagístico em espaços públicos: Praças 

O projeto de paisagismo pode influenciar diretamente no sucesso ou fracasso de uma praça, Deve sempre se ter em mente que praças são espaços públicos flexíveis e normalmente destinados ao encontro e descanso dos cidadães - um espaço de respiro.

Uma estrategia bem eficiente, mais pouco usada no Brasil é usar edificações para dar limites a uma praça, assim as pessoas podem se reunir naquele espaço tendo a sensação de maior segurança.

Praça  Mauá - Rio de Janeiro - Brasil

Projeto Paisagístico em espaços públicos: Parques

Os parques são espaços públicos com características um pouco diferente das praças. Enquanto eles podem aceitar uma pluralidade de usos assim como as praças, o seu foco maior encontra em estabelecer áreas de lazer e estar para as pessoas. Eles tendem também a ser maior em tamanho e o uso de recursos vegetais de terreno para definir seus ambientes exige um cuidado maior ainda por parte do arquiteto paisagista. 

 High line - Nova York - EUA

Esperamos que com esse artigo, você consiga entender melhor essa profissão que trás tantos benefícios aos que vivem ao entorno de um lugar projetado por um arquiteto paisagista. Para mais informações entre em contato conosco e peça um orçamento para seu espaço.

Fonte de fotos: Google

Fonte de texto: Google e arquivo pessoal.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page