top of page

Como perceber quando suas plantas precisam de manutenção?

Como saber se aquela sua plantinha que sua tia lhe deu de presente, mais não veio com nenhum manual de como cuidar, está precisando de manutenção? O primeiro passo é entender o que seria esse termo " manutenção" quando usado para as plantas.

Então vamos lá, as plantas tem um ciclo diário chamado de fotossíntese, que é aonde ela se alimenta, respira e vive, para isso ela precisa de luz, água, Co² e nutrientes que existem na terra ( adubos), com isso ela consegue ter um desenvolvimento saudável e feliz, durante um determinado tempo ( isso pode ser anos, meses, semanas ou dias) vai depender de cada especie de planta - Isso tudo que explicamos faz parte da manutenção da vida das plantas.

Por isso decidimos dar algumas dicas de como identificar se suas plantinhas estão precisando de cuidados, como a troca de vaso, troca de terra, troca de local para melhorar o contato com luminosidade do sol e como fazer a rega nelas.

Escolher o lugar certo para colocar sua planta é fundamental.

Pode parecer exagero mais pode acreditar: as plantas sentem e desenvolvem-se de forma diferente dependendo da lugar aonde estão. Mesmo que você tenha sonhado em colocar sua plantinha naquele lavabo maravilho que não tem nenhuma iluminação ou planejava colocar um cacto ou suculenta no banheiro que você toma banho, é melhor mudar de ideia. Afinal nenhuma planta consegue sobreviver sem iluminação e os cactos e suculentas não toleram ambientes muito úmidos ( então imagina você tomando aquele banho escaldante e embaçando todo o banheiro com o vapor, elas vão odiar).

Água demais pode matar sua planta!!!

Sim, nem todas as plantas tem a necessidade de receber água todos os dias, por isso é importante checar alguns sinais na sua planta. Elas devem estar com a terra sempre úmidas, mas nunca encharcadas, então se elas tiverem com a terra desmoronando é porque estão desidratadas, o que não é um bom sinal. É sempre bom checar suas plantas a cada dois dias para verificar qual o status da terra. Já os cactos e suculentas são plantas que contém uma quantidade de água em sua composição, por isso não é necessário uma rega tão regular, recomendamos para as que estão em vasos de vidro a cada 15 dias e para as de vaso de concreto e cerâmica uma vez na semana quando observado que a terra está muito seca.

OBS.: Uma super dica é ter sempre um borrifador em casa, não usar mangueiras ou qualquer outra forma de regador que você não consiga mensurar quanto de água está colocando na sua plantinha.

Fertilizar a terra é uma boa ideia?

O uso de adubo ajuda muito no crescimento e fortalecimento das plantas, mais tudo que é usado em excesso pode fazer mal, em use com moderação. Recomendamos que você sempre que comprar uma planta nova,compre também um pouco de terra adubada para misturar com a que veio junto, porque normalmente a terra que vem não está fortalecida com nutrientes e acabam por não ajudar no desenvolvimentos das novas plantas que vão brotar.

Quando uma folha tiver seca, escura ou amarelada o que fazer?

É importante você cortar todas as folhas que estiverem secas, amareladas ou com sinais de estarem doentes, pois além da planta gastar energia com galhos e folhas que não estão vivos se for alguma praga, essa pode se espalhar para o restante da planta. Sempre que isso acontecer corte com uma tesoura a partir da base, e jogue esses galhos fora ao invés de deixar esses como compostos no vaso ou jardim, ou retire as folhas secas para que a planta tenha energia para as folhas que ainda estão vivas.

Troca de vaso e drenagem

Um dos fatores que mais matam sua planta é o transplante errado e a falta de drenagem nos vasos. Recomendamos que sempre escolha vasos que tenham uma abertura no fundo, permitindo a saída do excesso de água e a colocação do agente drenante que pode ser a argila expandida ( nos utilizamos ela nos nossos paisagismos). é importante também observar o tamanho do vaso para o tamanho das raízes, por que as vezes fazemos o transplante para um vasos apenas um pouco maior, o que não é o suficiente para garantir o desenvolvimento da planta.

Esperamos que com esse artigo seja muito mais fácil. cuidar das suas plantas e deixa-las lindas na sua casa, Gostou do nosso post? Compartilha ele com seus amigos.

Para mais duvidas envie mensagens para nós, que teremos o prazer de ajuda-los.

Fontes do texto: Arquivo pessoal e Google.

Fontes de Fotos: Google.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page