top of page

Plantas não toxicas perfeitas para seus animais de estimação

Quando você tem um animal de estimação em casa, tudo tem que ser melhor pensado para não trazer problemas para saúde do seu bichinho.

Por isso separamos uma lista de 10 plantas não tóxicas para você colocar na decoração dos seus espaços sem se preocupar caso acidentalmente ou até porque seus animaizinhos são levados e comem tudo que veem pela frente.

Elas são plantas para serem usadas em varandas e dentro de casa, indicamos que você procure um paisagista para ajudar na escolha ideal para sua casa ajudando você a conseguir manter seu jardim ele vertical ou não.

As samambaias-americanas fizeram e fazem muito sucesso na decoração de interiores, sendo uma das plantas ornamentais mais vendidas no Brasil.

A iluminação ideal para as samambaias-americanas é a meia-sombra, mas também podem receber iluminação indireta, difusa. São plantas rústicas e que não gostam de frio intenso, mas são capazes de tolerar o clima subtropical. Os vasos devem ser irrigados com freqüência, porém devem ser bem drenados.

Samambaia - Nephrolepis Exaltata

O clorofito é uma planta de fácil cultivo, e pouco exigente em manutenção, sendo bastante comum seu plantio em cestas suspensas, vasos e jardineiras, onde seu aspecto pendente é valorizado. Adapta-se muito bem a interiores, tolerando inclusive o ar-condicionado e eventuais “esquecimentos”.

Devem ser cultivadas sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, leve e enriquecido com matéria orgânica, com regas regulares.

Planta aranha - Chlorophytum comosum

O amor-perfeito é a rainha dos jardins no inverno com uma beleza delicada que encanta a todos.

Deve ser cultivada sempre a pleno sol, em solos ricos em matéria orgânica regados frequentemente. É muito versátil, podendo ser plantada em vasos e jardins, formando maciços e bordaduras, muito belos e coloridos. Apesar de perene, requer replantio anual, pois perde a beleza. Sua multiplicação se dá por sementes.

Amor perfeito - Viola Tricolor

A capuchina é conhecida em diversas culturas, como uma planta multifuncional. Além de ornamental e medicinal, atualmente está muito na moda sua utilização culinária. Suas folhas são bastante arredondas e sem brilho.

Seu sabor é picante, em saladas frias, sucos e finalização de pratos.

Pode ser plantada em vasos e jardineiras, assim como em maciços e canteiros e não raramente presta-se como forração. Se conduzida em suporte adequado, torna-se uma bela trepadeira.

Deve ser cultivada a pleno sol, em solo fértil enriquecido com composto orgânico, com regas periódicas. Multiplica-se por sementes.

Capuchinha -Tropaeolum majus

Usada no período Vitoriano, para a fabricação de perfumes, as variedades “Parma” e “Victória” são as mais aproveitadas, usando folhas e flores colhidas manualmente. As pétalas, conservadas em caldas açucaradas, aromatizam xaropes e os confeiteiros as utilizam em doces de vários tipos. No paisagismo pode ser empregada em canteiros protegidos do sol pleno e próximos de caminhos para aproveitar seu aroma.

A raiz, por exemplo, não pode ser consumida por apresentar substâncias tóxicas que podem causar vômito e diarreias.

Violeta Perfumada- Viola odorata

A maranta-variegada é uma excelente forração, cobrindo áreas descobertas sob a copa das árvores, ou em renques junto a muros, com seu belo colorido o ano todo. É também muito procurada para decoração de interiores bem iluminados, plantadas em vasos, visto que poucas plantas apresentam colorido bonito nestas condições de luminosidade.

Deve ser cultivada sob meia-sombra, em solo fértil e enriquecido com matéria orgânica, irrigado regularmente. Adubações mensais leves são o suficiente para deixá-la vigorosa e bonita.

Maranta - Ctenanthe oppenheimiana

A gérbera é uma excelente flor de corte, de grande duração. Muito utilizada em arranjos florais elaborados, como o ikebana. Algumas variedades se prestam à formação de maciços e bordaduras nos jardins e como planta de vaso.

Devem ser cultivadas a pleno sol, em solo composto de terra de jardim e terra vegetal, bem adubado, com regas regulares.

Gerbera - Gerbera Hybrida

Embora chamadas de perenes, elas necessitam reformas anuais dos canteiros. Suas flores são menores, no entanto não perdem em beleza, além disso são muito numerosas e sempre arroxeadas. O florescimento se estende por todo o ano. Presta-se à formação de canteiros, maciços e bordaduras, assim como em vasos e floreiras.

Deve ser cultivada a pleno sol em substrato bastante fértil, enriquecido com matéria orgânica, com irrigações periódicas.

Petúnia- Petúnia integrifolia

As plantas deste gênero são conhecidas como erva-de-gato, devido ao efeito que provocam nos felinos. Essas plantas possuem uma substância ativa chamada Neptalactone que age como um feromônio, atraindo, relaxando ou estimulando a maioria dos felinos.

Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, leve, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Depois de bem estabelecida é tolerante a curtos períodos de estiagem. Não tolera encharcamentos.

Erva de Gato- Nepeta cataria

O capim-limão forma uma touceira densa, suas folhas são longas, com bordas cortantes e de coloração verde clara. Devido ao aroma, é muito confundido com a erva-cidreira (Melissa officinalis), embora em nada mais se pareça com esta planta.

É extremamente rústica, adaptando-se a variadas condições de clima e solo. Pode ser plantada em vasos e jardineiras, assim como em canteiros adubados ou como bordadura em áreas grandes.

Deve ser cultivada a pleno sol, em solo fértil e enriquecido com matéria orgânica para uma boa produção. Seu crescimento é bastante rápido, o que pode requerer um desbaste periódico.

Capim Limão - Cymbopogon citratus

Todas essas plantinhas que falamos aqui são de uso para ambientes com animais de estimação, algumas delas são usadas na culinária e até para ajudar em diversos casos de doenças. Então é uma ótima investir nessas plantinhas.

Se você ainda tiver dúvidas sobre essas plantas ou outras que existem para colocar na sua casa, entre em contato conosco!

Fontes de pesquisa: www. jardineiro .net

Fontes de fotos : Google.com


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page