top of page

O que você sabe sobre os 3 R's da Sustentabilidade?

Os 3 R's significam Reduzir, Reutilizar e Reciclar! Sim, você já parou para pensar com consciência sobre a quantidade de lixo que você produz. No Brasil ainda somos um pouco tímidos e, podemos dizer, atrasados na questão de como descartar nosso lixo ou dar novo uso para ele. Por exemplo na Suécia a reciclagem é tão revolucionária que eles já conseguem reaproveitar 99% dos resíduos que produz para a geração de energia, ela foi uma das pioneiras em coleta seletiva no mundo e também uma das primeiras a levantar a bandeira de cuidado com o meio ambiente. Então vamos entender um pouco sobre cada um dos 3 R's e descobrir o que já existe aqui no Brasil para fazermos e ajudarmos nosso meio ambiente.

Reduzir Reduzir consiste em ações que visem à diminuição da geração de resíduos, seja por meio da minimização na fonte ou por meio da redução do desperdício. Na redução, o objetivo é comprar bens e serviços de acordo com nossas necessidades para evitar desperdícios, adotando um consumo não apenas com consciência ambiental, mas também econômico. Exemplos de atitudes que visam à redução do desperdício são: uso racional da água, economia de energia elétrica e de combustíveis.

Reutilizar Quando um produto é reutilizado, este é reaproveitado na mesma função ou em diversas outras possibilidades de uso. Assim, papéis, por exemplo, podem ser utilizados em blocos de rascunho ou garrafas podem se tornar objetos de decoração. Jogamos muitas coisas no lixo que poderiam ser reutilizadas para outros fins. Além disso, vale lembrar que a doação também pode ser uma boa alternativa, pois outra pessoa que necessita pode utilizar aquele objetivo que para você não tem mais utilidade. Reciclar A reciclagem envolve o processamento de um material com sua transformação física ou química, seja para sua reutilização sob a forma original ou como matéria-prima para produção de novos materiais com finalidades diversas. Por exemplo, pneus antigos podem se tornar componentes para asfalto ou latas de alumínio podem ser fundidas para darem origem a novas latas.

Como preparar os resíduos para reciclagem? Em muitos bairros e condomínios há a coleta seletiva de resíduos sólidos. Mas para descartar seu lixo de forma correta, primeiro saiba se é reciclável ou não, veja as dicas abaixo.

Se no seu bairro não há coleta seletiva de lixo reciclável, você pode procurar por pontos de coleta no site da prefeitura de sua cidade ou no site da Recicloteca. Outra dica importante para quem não sabe onde descartar materiais como computadores e outros aparelhos eletrônicos, baterias, chuveiros, móveis de madeiras, recomenda-se o Portal eCycle para que se busque por postos independentes próximos à sua residência. Para contribuir com a coleta seletiva é preciso tomar alguns cuidados na hora de separar o lixo a fim de não causar grandes danos ambientais ou inviabilizar o aproveitamento dos resíduos. Separe os resíduos em duas categorias: resíduos secos (latas, papel, plástico e vidro) e úmidos ou orgânicos (restos de comida). Essa técnica que pode ser feita em casa e facilita o trabalho dos gestores de resíduos. Sempre que possível dobre ou reduza o tamanho das embalagens para diminuir o espaço que ela ocupa. No caso dos restos de alimento que causam mau cheiro, eles precisam ser depositados no lixo comum, pois atraem insetos e criam bactérias que podem causar doenças. Mas lembre-se que o lixo orgânico pode ainda ser reaproveitado como adubo (Saiba como em: http://sustentahabilidade.com/lixo-organico-e-compostagem-uma-combinacao-ideal/)

Fonte: Google

http://sustentahabilidade.com

http://www.recicloteca.org.br

http://www.ecycle.com.br/

Fonte: Google

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page